Muitas pessoas sentem aquele desconforto ao viajar de carro, ônibus, metrô ou avião. Mas você sabia que esse mal tem um nome?
É a Cinetose, também chamada de “doença do movimento”. Ela pode começar na infância, acompanhar a vida adulta ou até surgir mais tarde.

Para ajudar a aproveitar melhor suas férias, o Dr. Saulo Nader, neurologista reconhecido mundialmente por seu trabalho no combate às tonturas, carinhosamente chamado de Doutor Tontura (@doutortontura), preparou três dicas essenciais:
1- Olhe para longe
Evite focar em placas, pessoas ou objetos próximos. Prefira olhar para a paisagem lateral ou para frente, se estiver no banco da frente ou no meio do banco traseiro. O cérebro agradece!
2- Escolha o banco certo
Se possível, sente-se no banco da frente. Estatisticamente, o banco traseiro aumenta as chances de sentir tontura.
3- Ative pistas visuais no celular
• No iPhone: vá em “Acessibilidade” > “Movimentos” e ative “Mostrar Indícios de Movimento”.
• No Android: o app KineStop pode ajudar.
Esses recursos ajudam a reduzir os sintomas e tornam a viagem mais agradável.
Cinetose tem tratamento!
“Nos casos mais graves, quando os sintomas atrapalham o dia a dia, há opções eficazes, como reabilitação vestibular, medicação e Estimulação Magnética Transcraniana, que costumam trazer ótimos resultados”, explica o Dr. Saulo Nader.
Sobre o especialista:
Dr. Saulo Nader é neurologista e referência em tontura, vertigem e distúrbios do equilíbrio pela USP. É membro da Bárány Society, a sociedade internacional que normatiza tudo sobre tontura, e já liderou o Departamento Científico de Tontura da Academia Brasileira de Neurologia.
Com mais de 2 milhões de seguidores, ele desmistifica o tema de forma clara e acessível no Instagram @doutortontura e no canal do YouTube Neurologia e Psiquiatria: neurologiaepsiquiatria.com.br
